top of page

COMO FOI A BRASIL GAME SHOW 2022?

Foto do escritor: guilherme ossguilherme oss


A Brasil Game Show, o maior evento de games da América Latina, ocorre anualmente em São Paulo capital. Por conta da pandemia do COVID-19, o evento não foi realizado presencialmente por dois anos seguidos (2020 e 2021). Este tempo de espera fez com que empresas e jogadores criassem grandes expectativas para o retorno da feira, gerando um número recorde de público. Estima-se que cerca de 350 mil pessoas passaram pela BGS 2022 durante os 7 dias de evento, entre os dias 6 e 12 de Outubro. Porém, acima dos números, como foi o evento? Ele foi capaz de honrar o hype que carregava?


Um evento realizado em uma área de milhares de metros quadrados que reúne fãs, entusiastas, jornalistas e desenvolvedores de jogos precisa de segurança e organização. Logo na entrada do local, auxiliares distribuem mapas e orientam os visitantes de maneira precisa. Um sistema de revista com detector de metais é aplicado pela equipe de segurança, visando evitar a entrada de armas e objetos perigosos no evento. Por toda a feira, membros da staff garantem a tranquilidade dos jogadores. Em alguns momentos, notei confusão e falta de direcionamento nas equipes, com informações que não batiam. A saída do local era sempre muito tumultuada, sendo realizada através da loja oficial da BGS. Essa estratégia, na minha opinião, acabou dificultando a vida do público, sem com isso resultar em um volume expressivo de vendas para o evento.



A BGS é o momento de destaque do estandes; grandes, coloridos e cheios de luz, os espaços garantem a interação entre marcas e consumidores. As empresas investiram pesado nesse ano, oferecendo um verdadeiro espetáculo para os olhos dos visitantes. A Nintendo, em especial, estava muito bem preparada. A gigante japonesa apresentou um palco de atividades com direito a um telão e espaço para os jogadores se divertirem com games como Just Dance, Smash Bros e Mario Kart. As estações de teste estavam muito bem distribuidas, evitando grandes filas e dando a oportunidade para todos se divertirem. A excessão ficou por conta da demo de Mario + Rabbids Sparks of Hope, que tinha filas de até 4 horas para ser testada.


Grandes marcas de produtos para computador como AMD, Intel, Kabum. Logitech e Pichau também estavam presentes na Brasil Game Show. Nos locais brilhantemente planejados, estações de VR, máquinas potentes e monitores de última geração garantiram o brilho tecnológico das propostas. As lojas de componentes e acessórios ofertadas pelos estandes continham promoções imperdíveis, com preços inferiores a qualquer valor online. Luzes piscantes e música eletrônica completaram o cenário, transformando cada espaço em uma pequena balada gamer.


Apesar de pouco citada em reviews, a área de alimentação é importantíssima para o sucesso de um evento. Na sua edição 2022, a BGS simplesmente dobrou o espaço dedicado aos comes e bebes. Uma mistura de quiosques, barraquinhas, foodtrucks e lojas criaram uma bela diversidade de sabores na feira. Os jogadores puderam aproveitar muitas opções, tais como: temaki, churros, pastel, hamburguer, pizza, comida chinesa, raspadinha, crepe, cachorro-quente, refrigerantes, batata frita, sanduíches, doces e vitaminas. Havia uma grande quantidade de meses e cadeiras para serem utilizadas, sendo suficiente durante a maior parte dos horários. O ponto negativo ficou por conta dos preços, com locais cobrando 10 reais por uma lata de Coca-Cola e 15 reais em um pão de queijo.



A presença de celebridades, dubladores, desenvolvedores e influenciadores foi soberba. Todo estande parecia ter seu grupo de atrações, indo de pequenos youtubers até gigantes da indústria. Nomes como Gaules e Felps, por exemplo, mostraram a força das lives na comunidade gamer. No SBT, o holofote brilhou por Celso Portioli, famoso apresentador de programas de auditório. Influenciadores e youtubers menores circularam aos milhares pela feira, oferecendo abraços, autógrafos e fotos para os fãs. Essa foi a BGS na qual mais me pararam e me reconheceram, evidenciando o tamanho do evento. Infelizmente, dois palcos de Meet & Greet não foram suficientes para acomodar tantas personalidades, gerando alguns pontos de tumulto e lentidão nos corredores do evento.


A Brasil Game Show 2022, enfim, foi um tremendo sucesso de execução e de público. Os pequenos defeitos destacados neste texto não tiraram a qualidade e brilho da sua organização. A BGS sempre traz uma sensação de cansaço e saudades quando termina, pois os dias que se vive lá são mágicos e cheios de energia. Mais do que jogar lançamentos e visitar estandes, encontrar os amigos que viviem pelos 4 cantos do país é sempre muito prazeroso. A feira foi incrível e me abriu os olhos para muitas oportunidades profissionais. Que venha a edição 2023!

Comentarios


  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • instagram
bottom of page